21 de agosto de 2012

O SerAtento Como Comunicação Social

Uma Pequena Proposta de Ação em Informação Solidária 


Carlos Cardoso Aveline




O e-grupo SerAtento foi fundado em 29 de agosto de 2005 com a intenção de constituir “um território sutil dedicado à fraternidade sem fronteiras”.

Inspirado nas ideias que deram origem à primeira edição de “A Informação Solidária[1], o SerAtento é um empreendimento cooperativo de comunicação social.

Faz parte de um pequeno conjunto que inclui websites, blogs, publicações eletrônicas, um e-grupo em língua inglesa, e outro em espanhol. Como âmbito de estudo teosófico, o SerAtento promove uma reflexão diária sobre a sabedoria universal que é comum às diferentes religiões e filosofias. Mas também estimula uma percepção crítica em relação às falhas das religiões organizadas e dos grupos esotéricos.

O objetivo é não só estudar e vivenciar o que há de bom, mas também identificar os erros do passado e do presente, e aprender com eles, de modo que não se tenha de repeti-los desnecessariamente.

O SerAtento tem como referência central as obras da pensadora russa Helena Petrovna Blavatsky. Ao lado do seu equivalente em inglês, E-Theosophy, ele funciona como um laboratório de pesquisa teórica e prática e faz parte de um pequeno sistema dinâmico de produção, publicação e distribuição de textos sobre filosofia. 

A Fase Inicial do Empreendimento

O SerAtento surge em 29 de agosto de 2005 como instrumento para realizar um curso online de dois meses sobre a primeira parte do livro “Três Caminhos Para a Paz Interior” [2]. O nome do grupo era “O Caminho do Guerreiro” e reproduzia o título da primeira parte da obra. Ao final do evento decidiu-se continuar o e-grupo, desvinculando-o de atividades impermanentes e tornando-o um projeto de longo prazo.

Em fevereiro de 2007, entra em ação o website www.FilosofiaEsoterica.com como um centro de documentação online a serviço do e-grupo. Em seguida o website passa a distribuir material semanalmente através de uma lista de emails. Em maio, circula o número zero da publicação mensal do site, “O Teosofista”. Pela primeira vez desde 1875, começava publicamente no Brasil um trabalho filosófico dedicado à pesquisa, ao estudo e à vivência da teosofia original.  

A Loja Independente de Teosofistas

Em janeiro de 2008 é definido publicamente que o SerAtento tem como tema a teosofia original e que é inspirado pelo trabalho da Loja Unida de Teosofistas, a LUT. O foco central das ações fica ainda mais claro.  

Em novembro de 2009 foi registrada em Los Angeles a criação da loja luso-brasileira da LUT. A loja surgia como resultado de um trabalho cujo principal âmbito de ação era o SerAtento.

Sete anos depois, o crescimento do trabalho forçou os associados da loja luso-brasileira a declararem a sua independência da Loja Unida. Assim, em setembro de 2016 foi criada a Loja Independente de Teosofistas. A nova Loja reúne no mundo virtual um pequeno grupo de pioneiros, geograficamente espalhados por vários lugares. Além do mundo lusófono, o trabalho da LIT é influente em língua inglesa e  no mundo hispânico. Um trabalho está começando em língua russa. Temos alguns textos em francês. 

O SerAtento, o E-Theosophy e seus Aliados

* Em 7 de julho de 2010 foi criado, sob o nome de E-Theosophy, um e-grupo em língua inglesa, inspirado na experiência do SerAtento. Pouco depois, em 29 de agosto de 2010, foi colocado em funcionamento o website em inglês www.TheosophyOnline.com.

* Em fevereiro de 2012, “The Aquarian Theosophist”, a revista eletrônica mensal fundada por Jerome Wheeler nos Estados Unidos no ano 2000, passou a ser publicada pelos atuais coordenadores da Loja Independente.

* Em setembro de 2016 surge o website www.CarlosCardosoAveline.com
 
* Em outubro de 2020, a Loja criou, em Google Groups, em espanhol, o grupo de estudos Logia Independiente de Teósofos

* Em dezembro de 2021, nasceu uma publicação mensal em espanhol: “El Teósofo Acuariano”.

Os textos em inglês e espanhol possuem um público amplo. Através das suas páginas no Facebook, o trabalho cooperativo chega a um grande número de leitores em diversos idiomas. Cada novo texto alcança de imediato um número significativo de pessoas. Um impacto acontece. O acervo dos websites associados se expande. Segundo os coordenadores do esforço, o que foi feito até agora constitui um começo. O trabalho é como um conjunto de mudas de árvores: deve ser levado adiante com cuidado e determinação. Existe também um início de trabalho em língua russa.

Mudança Planetária Exige Visão do Futuro

Embora o momento humano atual seja de transição em escala geológica e civilizatória, poucas escolas de pensamento têm algo a dizer sobre o futuro. Entre elas está a Loja Independente.   

O SerAtento acompanha, pesquisa e escreve a respeito da atual crise planetária. Os coordenadores do e-grupo e os associados de Loja Independente estão investigando o presente e o futuro humanos à luz da teosofia. Trata-se de perceber o atual momento planetário desde níveis superiores de consciência que são gradualmente ativados pelo estudo solidário da teosofia original. O futuro fará com que esta atuação em pontos decisivos produza resultados, que podem ser visíveis ou invisíveis. E sabemos que os resultados invisíveis são, frequentemente, os mais importantes.

Os grupos SerAtento, E-Theosophy e Logia Independiente de Teósofos também discutem o futuro do movimento teosófico e da humanidade.  

Consideram que o verdadeiro movimento esotérico opera sobretudo em um nível de compreensão universal e buddhi-manásico, ligado à alma imortal.

Este nível de percepção permeia e transcende as dimensões mais densas da realidade, ajudando a estimular nelas uma nova consciência de corresponsabilidade planetária. Chegar a esta visão ampla é a meta da caminhada individual em busca da sabedoria.  

As prioridades do SerAtento incluem, portanto, o autoconhecimento, a autorresponsabilidade, a compreensão da teosofia original e o esforço por viver com ética. O grupo afirma que só um conhecimento profundo de si mesmo permite enxergar o futuro saudável do planeta Terra, e participar criativamente da sua construção.  

NOTAS:

[1] A obra “A Informação Solidária”, de Carlos Cardoso Aveline (Edifurb, 2001), está disponível em PDF nos websites da LIT.  

[2]Três Caminhos Para a Paz Interior”, Carlos Cardoso Aveline, Ed. Teosófica, Brasília.

000

Tome uma decisão: vença a rotina. Mude sua vida para melhor.  Ingresse gratuitamente no grupo SerAtento em  Google Groups e estude um pouco de teosofia todos os dias:


000 

O artigo acima foi publicado pela primeira vez em agosto de 2012. Atualizado em  2016 e 2023.

000


Helena Blavatsky (foto) escreveu estas palavras: “Antes de desejar, faça por merecer”. 

000