26 de maio de 2014

Cinco Ideias Sobre o Caminho

Examinando a Meta de Melhorar Sempre

Carlos Cardoso Aveline




Um dos lemas da Loja Independente de Teosofistas é expressado por duas palavras:

Melhorando Sempre”.

Para que esta ideia seja compreendida em profundidade, é recomendável examiná-la desde o ponto de vista da filosofia teosófica. 

Há na pedagogia de H. P. Blavatsky e dos Raja-Iogues dos Himalaias um ponto central que distingue a teosofia original das suas numerosas imitações: ao invés de fazer de conta que o caminho espiritual é fácil, a pedagogia da filosofia esotérica original prepara as pessoas para enfrentarem com calma os obstáculos e desafios da vida, a partir de uma visão de longo prazo.

Assim, o conceito de “melhora” e o processo de “melhorar” não se referem a coisas externas ou visíveis, embora também haja, frequentemente, um progresso palpável e concreto. 

A ideia de “Melhorar Sempre” traz consigo uma concepção de vida. Significa um progresso constante em percepção, em experiência, em clareza de visão, em paz-ciência e força de vontade. Isso não nega, mas transcende tanto vitórias como derrotas de curto prazo, avanços e recuos, momentos felizes e épocas de sofrimento. Também inclui a vida, a morte e o renascimento.

A filosofia esotérica autêntica trabalha com os fatos. Ela é realista, e sabe que a essência da realidade é ótima.

A teosofia ensina a compreender que frequentemente as aparentes derrotas trazem lições tão importantes quanto amargas, enquanto as vitórias visíveis trazem sementes de ilusão, que irão germinar, se não houver suficiente discernimento e vigilância constante. 

Todo aprendizado é probatório, isto é, consiste de testes. Daí a necessidade da Atenção e do Discernimento.  

Cada sofrimento, quando olhado com isenção, abre uma porta para a sabedoria. Adotar esta visão de vida muda gradualmente a existência de todo estudante. Cinco ideias são geralmente úteis para quem deseja viver nesta perspectiva: 

1) Definir metas de vida claras, impessoais e elevadas, e reexaminá-las regularmente.  

2) Manter uma visão de longo prazo, considerando que uma vida humana inteira é médio prazo.

3) Buscar aprender sempre, com cada evento, e promover um constante autoaperfeiçoamento, com esforço moderado para que a ação seja sustentável a longo prazo.

4) Praticar a atenção e a vigilância,  sendo sincero consigo mesmo e com os outros.

5) Firmeza no essencial, flexibilidade no que é secundário, e discernimento para distinguir as duas coisas. Este quinto ponto nos leva de volta para o primeiro, porque é preciso ter uma meta clara e elevada de vida para saber o que é essencial.

Os cinco pontos são inseparáveis entre si. Eles também estão ligados a vários outros aspectos da caminhada. Tudo se comunica.

A cada novo passo dado, a paisagem em que ocorre o caminhar muda mais um pouco, ainda que quase imperceptivelmente. A cada passo importante, a nossa visão do terreno deve ser atualizada, e passa naturalmente por uma ampliação.  

A tarefa do estudante é buscar o ótimo, e o ótimo é a substância da alma espiritual. Neste contexto cada dia da vida deve ser - dentro das possibilidades - uma obra completa em si mesmo.

000

Em setembro de 2016, depois de cuidadosa análise da situação do movimento esotérico internacional, um grupo de estudantes decidiu formar a Loja Independente de Teosofistas, que tem como uma das suas prioridades a construção de um futuro melhor nas diversas dimensões da vida.

000